Greensavers: Manual Promove Participação Ativa na Gestão das Florestas Após Incêndios de 2017
Foi publicado o “Manual de Metodologias Participativas – Um guia para o envolvimento de agentes na gestão da floresta”, no âmbito do projeto ‘ShareFOREST’, desenvolvido após os incêndios de outubro de 2017 nas matas do litoral português.
12/23/20241 min read
Foi publicado o “Manual de Metodologias Participativas – Um guia para o envolvimento de agentes na gestão da floresta”, no âmbito do projeto ‘ShareFOREST’, desenvolvido após os incêndios de outubro de 2017 nas matas do litoral português. Liderado por Elisabete Figueiredo e Eduarda Fernandes, docentes da Universidade de Aveiro e do Politécnico de Leiria, respetivamente, o projeto visou integrar a participação ativa de cidadãos e agentes na gestão florestal, refletindo as suas necessidades e expetativas.
O guia demonstra como simples atividades e ferramentas acessíveis a todos podem promover o envolvimento da sociedade na gestão de florestas públicas, privadas e comunitárias. Ele destaca ainda a necessidade de mobilização, vontade política e monitorização contínua para alcançar resultados efetivos. Foram analisadas sete matas do litoral afetadas pelos fogos, incluindo a Mata Nacional de Leiria, onde mais de 80% dos 11.062 hectares arderam há sete anos.
As investigadoras defendem um modelo de participação que ultrapasse a consulta pública pontual, promovendo o diálogo, consensos e legitimação social das decisões, desde o início dos processos. Este envolvimento, que visa a codecisão, é essencial para evitar conflitos e melhorar a gestão florestal. O projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, contou com a parceria da ONG ambiental Oikos.
Juntos pela reforma ecológica do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais
© 2024. Todos os direitos reservados.
Em colaboração com: